quarta-feira, 12 de março de 2008

Destinos?? Acasos??


Gostaria primeiramente de pedir desculpas aos meus nobres leitores pelo tempo que fiquei sem vir escrever algumas loucuras para vocês. Estava empenhado em um projeto para a exposição de Conquista, o que acabou tomando todo o meu tempo nessa última semana.

Estava decidindo sobre o que escreveria aqui hoje, então peguei alguns textos e comecei a ler. Até que me deparei com a seguinte frase:

"Destino é metade acaso e metade atitude."

Primeiramente o que viria a ser o destino? Na minha opinião, o destino é uma sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, assim formando a vida do homem, que são resultantes de causas dependentes de sua vontade. Mas no significado literal da palavra esse destino independe da sua vontade. Não adianta o que você faça, sua vida já estaria escrita. Mas será isso mesmo?


Por exemplo, quando você leva uma vida desmedida, sem preocupações com seu futuro, sem pensar no que uma decisão acarretará para o seu futuro, ou qualquer outra irresponsabilidade, você provavelmente terá um futuro trágico. Mas se você de repente acordar e perceber que você precisa se preocupar com o que vai lhe acontecer no futuro, sem esquecer do presente claro, e começa a tomar decisões mais pensadas, começa a ter mais responsabilidade, assim existe uma grande possibilidade de você ter um futuro maravilhoso.


Então pergunto a vocês: será mesmo que nosso destino já está traçado? Será que não podemos mudar o rumo do nosso futuro?


Mas aí você me fala o seguinte: "mas eu conheço casos de pessoas que tentaram se concertar e mesmo assim não tiveram o futuro esperado." Eu também conheço um desses casos. Mas daí eu que entra a metade do acaso, ou sorte, ou azar, chame do que quiser.


Ao meu ver esse "acaso" na verdade é um conjunto de fatores que sempre estão interferindo no seu destino. E o que viria a ser esses fatores? A vida de cada um está entrelaçada com a de várias outras pessoas, como se fosse uma teia, pois quando você mexe um fio, acaba mexendo vários fios que tocam nesse, que por sua vez mexem outros fios que estão indiretamente ligados ao primeiro, e assim sucessivamente até que acabe a força de tremulação dos fios.


Dessa forma, uma tremulação causada por você pode acabar lhe atingindo de novo, e uma que você está muito distante pode acabar interferindo na sua vida sem mesmo que você saiba ou perceba.


Então eu aconselho a cada um pensar melhor antes de tomar uma atitude, inclusive aconselho a mim mesmo, porque ainda preciso melhorar muito nesse aspecto. Pense que você estará atingindo várias pessoas com uma atitude sua, pessoas que você gosta, que você nem conhece, que você venha a conhecer no futuro, que você venha a amar. E se mesmo assim você acha que não deve se importar com as pessoas, pense que isso pode mexer com você também, toda decisão que você toma irá voltar para você.


Comece a partir de agora a escrever o seu destino, não deixe que sua vida seja levada pelo acaso, assim só caberá a você decidi se as tremulações que seu fio da vida receberá serão bons ou ruins. E nunca se esqueça, uma tremulação sempre vai voltar para você.

4 comentários:

Unknown disse...

Ramonzinho eu n preciso nem falar q concordo com vc em genero numero e grau, o problema é q as vezes as pessoas n sabem oq querem pra sua propria vida, eu mesmo ultimamente ando com a cabeça tao cheia de coisas q nao sao realmente importantes pra mim q acabei deixando minha namorada d fora da minha vida, e axo q esse erro q cometi n tem volta, mais como nosso destino n é de total escolha nossa, quem sabe se esse mau n pode vim para o bem, espero agora passar a me conhecer melhor, e tentar tomar decisoes certas para a minha vida. abraço meu filho

Unknown disse...

Poxa fiz uma boa leitura de todos os seus posts e fiquei impressionada.Quando me falou que ia criar um blog parecia inseguro, so que isso acabou sendo um impressao que veio a ser desmistificada a cada post seu que eu lia ...ficou tao verdadeiro,tao intimo mas ao mesmo tempo reflexoes que vem e passam por despercebido em tdo ..
Mesmo lhe conhecendo pouco .. de uma mesa de bar rsrsrs do CAXxteloooooooo ..vejo que tdos os seus comentarios sao sim uma demostraçao de amadurecimento, de valorizaçao do que realmente venha a importar e verdaderamente a influenciar sua Vida
Bjooooooooo

Sr.Farsante disse...

Essa frase eu vou guardar pra usar qualquer dia desses.
"Destino é metade acaso e metade atitude."
Vei, vc sempre me parece triste quando lembra das coisas erradas que se arrepende. Tambem ñ me orgulho de muita coisa que ja fiz, mais so de eu ter uma consciência que "estava errado" ja é muito.

e uma vez ouvi uma frase ne uma das musicas que mais gosto de Charlie Brow que me fez ter uma visão diferente nessas horas
"mais como ñ se pode mais mudar tanta coisa errada, vamos viver nosso sonhos, temos tão pouco tempo"

Indecoroso disse...

Passei por aqui...